O sangue desempenha três funções essenciais: transportar oxigénio, distribuir os alimentos e remover o dióxido de carbono e outros detritos eliminados pelas células.
Vasos sanguíneos: existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.
Artérias: a sua função é levar o sangue desde o coração até os tecidos. Três capas formam as paredes, a externa ou adventícia de tecido conjuntivo; a capa média de fibras musculares lisas, e a interna ou íntima formada por tecidos conectivos, e por dentro dela encontra-se uma capa muito delgada de células que constituem o endotélio.
Veias: devolvem o sangue dos tecidos ao coração. À semelhança das artérias, as suas paredes são formadas por três capas, diferenciando-se das anteriores somente por ter uma espessura menor, sobretudo ao diminuir a capa média. As veias têm válvulas que fazem com que o sangue circule desde a periferia em direcção ao coração ou seja, que levam a circulação centrípeta.
Capilares: são vasos microscópicos situados nos tecidos, que servem de conexão entre as veias e as artérias; sua função mais importante é a troca de materiais nutritivos, gases e desperdícios entre o sangue e os tecidos. As suas paredes compõem-se de uma só capa celular, o endotélio, que se prolonga com o mesmo tecido das veias e artérias nos seus extremos. O sangue não entra em contacto directo com as células do organismo, se bem que estas são rodeadas por um líquido intersticial que as envolve; as substâncias espalham-se, desde o sangue pela parede de um capilar, por meio de poros que contém os mesmos e atravessa o espaço ocupado por líquido intersticial para chegar às células. As artérias antes de se transformarem em capilares são um pouco menores e chamam-se arteríolas e o capilar quando passa a ser veia novamente tem uma passagem intermediária nas que são veias menores chamadas vénulas; os esfíncteres pré-capilares ramificam os canais principais, abrem ou fecham outras partes do leito capital para satisfazer as variadas necessidades do tecido. Dessa maneira, os esfíncteres e o músculo liso de veias e artérias regulam o fornecimento do sangue aos órgãos.
Circulação do sangue é o percurso do sangue no nosso organismo, e é constituído por dois trajectos: a pequena e a grande circulação
Na pequena circulação, o sangue venoso do ventrículo direito é bombeado para as artérias pulmonares. Assim, o sangue irá para os capilares dos pulmões onde vão ocorrer as trocas gasosas. O sangue passa a arterial e regressa ao coração pelas veias pulmonares, chegando à aurícula esquerda.
O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes, hormónios e excretas nitrogenadas.
O sangue é um dos três componentes do sistema circulatório, os outros dois, são o coração e os vasos sanguíneos. Ele é responsável pelo transporte, regulação e protecção de nosso corpo.
As câmaras cardíacas contraem-se e dilatam-se alternadamente 70 vezes por minuto, em média. O processo de contracção de cada câmara do miocárdio (músculo cardíaco) denomina-se sístole. O relaxamento, que acontece entre uma sístole e a seguinte, é a diástole.
Anabela Martinez
Sem comentários:
Enviar um comentário