As dificuldades em fazer previsões relacionadas com o clima são enormes porque o clima é influenciado por diversos condicionantes, designados por factores de clima, que decorrem da complexidade das interacções entre os diferentes sistemas que compõem o nosso Planeta, da radiação solar que nos atinge e aquece, da radiação infravermelha emitida pela própria Terra para o espaço e dos parâmetros orbitais da Terra (excentricidades da órbita, inclinação do eixo de rotação da terra e precessao do eixo).
Os elementos do clima (temperatura, vento, humidade, precipitação, etc.) estão interligados por leis físicas, que se traduzem por um conjunto de equações, que exprimem os princípios fundamentais de conservação da massa, da energia, da implosão e do momento angular. Este sistema de equações, completado por condições iniciais e de fronteiras, valores determinados de constantes físicas.
“ Nós não compreendemos completamente as causas das alterações observadas no clima da terra”.
Esta afirmação diz-nos que o clima não tem uma natureza certa e sabemos que há muitos anos atrás o clima da Terra esteve sujeito a diferentes alterações e que estas vão continuar a ocorrer no futuro, não apenas devido às “causas naturais” mas talvez também em consequência da acção humana.
Estas alterações, podem ter uma influência muito grande no ambiente, nos recursos disponíveis e na vida humana.
Anabela, Carla, Isabel, Manuela e Rosa